quinta-feira, 30 de abril de 2009

Supremo revoga a Lei de Imprensa

O Supremo Tribunal Federal (STF) revogou nesta quinta-feira (30) a Lei de Imprensa, atendendo ação protocolada pelo PDT. Sete dos 11 ministros votaram pela revogação total da lei, editada em 1967, durante a ditadura militar.

Com a derrubada da lei, as penas de prisão específicas para jornalistas deixam de existir, e os juízes de todo o país estão proibidos de tomar decisões com base na agora extinta legislação.

Com isso, julgamentos de ações contra jornalista passam a ser feitos com base nos códigos Penal, Civil e na Constituição. A revogação também altera as formas de indenização e do direiro de resposta (veja aqui as principais modificações com o fim da lei).

Segundo o ministro Carlos Alberto Direito, que votou pela revogação, a legislação era incompatível com o sistema constitucional de 1988. “Os regimes totalitários podem conviver com o voto, jamais com a liberdade de expressão”, defendeu.

Embora a lei tenha sido revogada somente nesta quinta, muitos magistrados do país já haviam "abolido" a Lei de Imprensa de seus julgamentos, tomando como base os Códigos Civil e Penal, além da Constituição.

Desde fevereiro do ano passado, 22 dos 77 artigos da Lei de Imprensa estavam suspensos por força de uma liminar (decisão provisória) concedida pelo próprio STF.

Julgamento
O julgamento da Lei de Imprensafoi iniciado no dia 1º de abril, quando apenas dois ministros votaram –ambos a favor da revogação da lei.

Na ocasião, o relator do processo, ministro Carlos Ayres Britto, defendeu que a Lei de Imprensa não foi aceita pela Constituição de 1988. Único a votar naquele dia após o relator, Eros Grau seguiu o entendimento. Nesta quinta (30), a análise foi retomada com o voto do ministro Carlos Alberto Menezes Direito. Para ele, “o preço do silêncio é muito mais caro que o preço da livre circulação das ideias”.
Na sequência, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Cezar Peluso e Celso de Melo seguiram o entendimento, enquanto Joaquim Barbosa, Ellen Gracie e Gilmar Mendes votaram pela revogação parcial da lei.

Ellen pediu a manutenção de normas que tratam de propaganda de guerra e porturbação da ordem social, além de artigos que preveem penas específicas para jornalistas.

O ministro Marco Aurélio Mello na sessão desta quinta (30) (Foto: Gil Ferreira/STF)
Barbosa, que participou de sua primeira sessão plenária após o bate-boca que travou no último dia 22 com o presidente do STF, Gilmar Mendes, votou pela manutenção de seis artigos. Entre eles, os que responsabilizam o jornalista por preconceito de raças e classes, por fatos falsos que perturbam a ordem pública e os que tratam da calúnia, injúria e difamação, por considerar que “a imprensa pode destruir a vida de pessoas privadas, como nós temos assistido nesse país”.

Último a votar, Gilmar Mendes defendeu que os artigos da lei que preveem o direito de resposta sejam mantidos. Para ele, a revogação dessa parte da lei deixará um vácuo até que o Congresso Nacional formule uma nova norma sobre o tema. No entanto, ele foi voto vencido. Para Mendes, "não se pode permitir abusos irreversíveis" como o ocorrido no caso da Escola Base, em 1994, em São Paulo. Na ocasião, veículos de comunicação noticiaram que os donos da escola teriam abusado sexualmente de crianças. No entanto, o inquérito policial acabou arquivado por não haver indício de que a denúncia tivesse fundamento. “É um caso trágico, que envergonha a todos. Não se pode permitir esse tipo de abuso. Que reparação patrimonial é possível em um caso desse?”, questionou Mendes. “Falar que a intervenção do legislador aqui é indevida parece absurda. A desiguldade entre a mídia e o indivíduo é patente. Uma desiguladade de arma”, afirmou o ministro. Outros ministros, no entanto, divergiram de Mendes, fazendo considerações enquanto ele votava. Ricardo Lewandowski citou o artigo 5º da Constituição, que assegura “o direito de resposta proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem”. “O artigo 5º é autoaplicável, de forma proporcional ao agravo”, disse Lewandowski.Único a votar pela manutenção total da lei, apesar de defender “uma imprensa livre”, Marco Aurélio Mello sugeriu que fique a cargo do Poder Legislativo a formulação de uma nova legislação que substitua a Lei de Imprensa. Ele justificou que eventuais ajustes feitos na antiga norma poderiam causar "confusões jurídicas".

O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), advogado do PDT, defendeu que nenhuma lei poderia influir no conteúdo da informação. “Requeiro que toda essa lei seja banida do mundo das leis, que desapareça a possibilidade de aplicar pena a jornalista sempre que houver causalidade com o direito do povo e que nós possamos ter um país onde o povo possa controlar o Estado e não onde o Estado possa controlar o povo como temos hoje”, disse em plenário, no último dia1º.

Curtas:Mala cai de avião em cima de prédio em Fortaleza

Aeronave de pequeno porte decolou com destino a Sobral.
Segundo a PF, havia documentos de empresas dentro do objeto.
Uma mala caiu de um avião de pequeno porte, sobre o telhado de um prédio em Fortaleza, nesta quinta-feira (30). Ninguém ficou ferido.
A aeronave teria decolado do aeroporto de Fortaleza com destino à cidade de Sobral (CE), quando ocorreu o acidente.
Os moradores suspeitaram de que dentro da mala tinha algum produto ilegal e chamaram a polícia. Segundo a Polícia Federal, para onde o objeto foi encaminhado, dentro havia apenas documentos de empresas.
Segundo a polícia, um defeito na porta do avião de pequeno porte teria provocado o acidente.

CHUVAS NO CEARÁ:

Foto: Wilson Gomes
Águas do rio Juazeiro inundaram bairros e parte do Centro de Coreaú

Coreaú. Mais municípios da zona norte do Estado entram na lista dos mais afetadas pelas chuvas. Em Coreaú, as águas do rio Juazeiro inundaram parte do Centro da cidade e bairros situados na região ribeirinha. As localidades de São Vicente, Raposa, Boiadas, Malha Vermelha e Juazeiro estão completamente ilhadas. Ontem pela manhã, dezenas de famílias tiveram que ser resgatadas. No Centro da cidade, mais precisamente nas ruas Joaquim Machado e Gean Cláudio, o clima era de revolta. “Sempre que o rio transborda, somos obrigados a viver esta situação. Entra prefeito, sai prefeito, ninguém faz nada”, disse uma moradora que fazia, com ajuda de vizinhos, a retirada dos móveis de dentro da casa alagada.

As águas que estão desabrigando as famílias, de acordo com a primeira-dama do município, Ângela Machado, são oriundas das chuvas que caíram nos últimos dias nas cidades da Serra Grande, como Tianguá, Ubajara e São Benedito, bem como a que banhou a cidade de Frecheirinha — na segunda-feira, registrou 192mm. “Neste momento estamos com 30 famílias desabridas e cerca de 200 famílias atingidas pelas águas. São famílias que não puderam ser resgatadas e permanecem em área de riscos”, disse Ângela Machado, acrescentando que a Prefeitura está dando toda assistência. “Estamos levando cestas básicas e colchonetes para as famílias que já se encontram nos abrigos. Para as que ainda resistem em permanecer em suas casas, estamos disponibilizando veículos, caso seja necessário fazer a mudança”, disse a primeira-dama.

Soldados do Corpo de Bombeiros estão tendo que ampliar o trabalho, devido às cheias dos rios e açudes e o aumento dos riscos de afogamento. Somente em Sobral, três pessoas já foram vítimas fatais de afogamentos. “Pessoas se aventuram como podem, pulam de ponte e brincam nas margens dos rios. Outros são mais audaciosos e surfam em cima do trem para depois saltar em direção às águas do rio Acaraú”, contou o sargento Valmirtes Freire, que flagrou um grupo de jovens que pulava de cima dos vagões do trem de carga da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN). Em Coreaú, por pouco um jovem de 17 anos não foi levado pela correnteza do rio Coreaú. J. L. N. S. foi socorrido por populares que se encontravam nas margens do rio no momento do acidente.

Na cidade de Massapê, até ontem, o número de pessoas desabrigadas ainda não tinha sido contabilizado pela Defesa Civil do Estado. Pela manhã, dois caminhões lotados de colchões, travesseiros, alimentos e produtos de limpeza deixaram a base montada em Sobral e seguiram com destino a Massapê e Santana do Acaraú, onde a situação também é critica e onde, a cada momento, cresce o número da famílias desabrigadas. Com ajuda do helicóptero da Ciopaer, pessoas que estão completamente ilhadas recebem donativos. O rompimento do sistema de abastecimento hídrico, entre as cidades de Sobral e Santa Quitéria, deixou sem água a comunidade do distrito de Taperuaba.
Fonte: DN

Descoberto casal que aplicava golpes

Divulgação
A investigação sobre as atividades criminosas de um estelionatário levou a Polícia Civil a descobrir, na manhã de ontem, no Bom Jardim, um grupo especializado em falsificação de documentos, clonagem de cartões e outros crimes contra o sistema financeiro. O bando tinha como base o Ceará, mas atuava também em outros Estados do Brasil. A Polícia investiga ainda a suspeita de que as ações da quadrilha teriam se expandido para a Bolívia.

O chefe do grupo é um ´velho´ conhecido da Polícia, o carioca Paulo Roberto Araújo Lopes, o ‘Paulo Carioca’, 35. Ontem, ele conseguiu fugir do cerco policial. Sua mulher, a cearense Sandra Helena de Sousa Nobre, 31, acabou detida. Os inspetores investigam qual a participação dela no grupo.

Identidades

Na residência do casal, situada na Rua Estrada do Jatobá, no Bom Jardim, além de computadores e impressora para confecção do material falsificado, os policiais encontraram dezenas de cédulas de identidades falsas, cartões de créditos, CPFs, folhas de cheques, comprovantes de endereços e de rendimentos, entre outros.

De acordo com o delegado Jacob Stevenson Mendes, titular do 32º DP (Bom Jardim), o material era usado em golpes do empréstimo consignado e em financiamentos fraudulentos de veículos. ‘Paulo Carioca’ já responde a vários crimes, como latrocínio (roubo seguido de morte), estelionato, formação de quadrilha e crimes contra o sistema financeiro. “A ficha dele é extensa, aqui e no Rio de Janeiro”, diz Mendes.

‘Paulo Carioca’ é um bandido conhecido da Polícia cearense. Em outubro de 2006, foi preso na ‘Operação Ciclone’, da Polícia Federal. Na ocasião, 40 ‘cartãozeiros’ foram capturados pelos agentes federais.

PROTAGONISTAS
O casal falsificava documentos e cartões

O casal estava sendo investigado por emitir cheques sem fundo. Mas, com a descoberta do material falsificado, poderá ser indiciado por mais crimes contra o sistema financeiro nacional.
Fonte: DN

Fofoquinha: 'Ele reclamava do peso', diz professor de luta de Chiquinho Scarpa

Foto: Janete Longo/AE
Um homem vaidoso e preocupado com o peso. Assim amigos definem o empresário e playboy Chiquinho Scarpa, de 58 anos, que está internado na UTI de um hospital em São Paulo por conta de complicações sofridas após ter se submetido a uma cirurgia para redução do estômago. “Ele reclamava o tempo todo [do peso]”, disse nesta quarta-feira (21) ao G1 o professor de aikido Robert Maruyama, de 64 anos. Ele deu aulas e conviveu com o empresário entre 2003 e 2007. Por causa da briga com a balança, Scarpa abandonou o esporte na academia de luta em São Paulo. “Ele engordou muito. Estava fora de forma e o médico recomendou que ele não fizesse esforço físico. A pressão [arterial] começou a aumentar”, contou Maruyama. Scarpa está internado no Hospital Sírio-Libanês, na região central da capital paulista, desde o dia 20 de abril. Ele foi submetido à cirurgia de redução de estômago no dia 15, mas teve complicações após beber muito suco de pêssego, como informou o médico dele Roberto Tullii. O empresário ganhou fama ao aparecer em diversos programas de TV, a maioria deles como jurado de concursos de calouros. Playboy assumido, frequentava as festas mais badaladas e caras da elite paulista. Eventualmente, aparecia em fotos ao lado de personalidades em revistas e segmentos voltados à cobertura de celebridades e artistas. Também se envolveu em polêmicas envolvendo suas ex-namoradas.
Fonte: G1

Curtas: Peru confirma 1º caso de gripe suína na América do Sul; doença atinge 14 países

Autoridades sanitárias federais já confirmam casos de gripe suína em 14 países ao redor do mundo na manhã desta quinta-feira (30). Desde a noite de quarta, casos foram confirmados no Peru, na Suíça e na Holanda.A epidemia, iniciada no México , matou pelo menos 8 pessoas e contaminou 114, segundo balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), e dá sinais de estar se espalhando pelo mundo.O caso confirmado no Peru é o primeiro na América do Sul. O ministro peruano da Saúde, Oscar Ugarte, disse que a vítima é uma mulher argentina que mora na Califórnia e, como quase todas as vítimas, esteve recentemente no México.

Dengue tipo 4 estaria no Brasil

Pesquisadores da USP garantem ter identificado o novo vírus em Manaus, mas Ministério da Saúde não confirma

Rio - Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) afirmam ter comprovado o aparecimento da dengue tipo 4 no Brasil. Eles analisaram dois pacientes de Manaus, no Amazonas. O resultado está publicado em artigo no periódico ‘PLoS Neglected Tropical Diseases’. Com um vírus novo circulando, aumenta a possibilidade de um paciente que já teve outro tipo se reinfectar, contraindo dengue hemorrágica, a forma letal da doença.

O Ministério da Saúde, porém, nega que haja circulação do tipo 4 no Brasil. Segundo o órgão, exames de diagnóstico rápido de dengue são realizados em 50 ‘unidades sentinelas’ em 16 estados e 25 municípios estratégicos e a identificação do tipo de vírus circulante é realizada rotineiramente nas unidades de referência, como a Fiocruz.

Segundo Paolo Zanotto, pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, um dos problemas de o governo dizer que a dengue tipo 4 não existe no País é o fato de não incluir esse tipo de vírus nos sistemas de detecção em uso pela vigilância sanitária.

No ano passado, um estudo publicado por pesquisadores do Estado do Amazonas já havia dito que a dengue tipo 4 havia sido encontrada em três pacientes de Manaus. Mas o Ministério da Saúde também negou. A infectologista Maria Paula Mourão, da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas, que integrou a equipe que publicou o estudo em 2008, afirma que o grupo tem plena convicção dos resultados. “Gostaria muito que houvesse uma abertura (do Ministério da Saúde) para as pessoas novamente conversarem entre si”, disse.

Os cientistas da USP acreditam que o vírus tenha vindo diretamente da Ásia, em vez de passar primeiro pela América Central e Caribe, como costuma ser o padrão. “A intensificação da atividade econômica entre o Brasil e países asiáticos (especialmente a China) pode explicar”, escreveram.

Para os pesquisadores, a presença da dengue tipo 4 nas Américas “deve ser recebida com grande atenção e ser assegurada uma intensificação das atividades de vigilância”.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Últimas:China joga no lixo carros reprovados em inspeção veicular

Na China agora é assim: carro que for reprovado na inspeção veicular anual vai parar no ferro-velho. Nesta quarta-feira (29), as autoridades de Pequim promoveram um verdadeiro funeral de veículos que não passaram nos testes de poluição.


Um veículo com um braço mecânico gigante fez o trabalho de recolher os automóveis e despeja-los sobre uma montanha de entulho formada por carros usados.

A poluição do ar nas cidades da China atinge níveis alarmantes. Uma recente pesquisa realizada em novembro do ano passado em 320 cidades conclui que a média da qualidade do ar em duas das cinco cidades chinesas vão desde "poluído" até "perigoso". A preocupação é que com o crescimento do mercado de automóveis na China a poluição do ar fique ainda pior.

Esporte: acompanhe ao vivo Fortaleza X Flamengo

acesse o link: http://globoesporte.globo.com/ESP/Futebol/TempoReal/0,,TEP28907-8646,00.html

Curtas: Ave usa cabelo de aposentado para construir ninho

O cabelo que o aposentado britânico Brian Williams, de 68 anos, perde todo mês, ganhou um novo uso. Os fios de cabelo cortados pela esposa do aposentado foram usados por uma ave para construir um ninho na cidade de Devon, na Inglaterra.
Aposentado flagrou pássaro coletando fios de cabelo do lixo para montar ninho. 'Fico feliz que eles sirvam para alguma coisa ainda. Estou ficando careca, mas pelo menos dá para ajudar a natureza', brinca Williams.

curtas: 5 mil acessos

Mais uma barreira vencida. Obrigado a vocês amigos internautas que estão acessando nosso blog. Pessoas de várias cidades do país já postarem elogioso a esse espaço de informação. Gostaria de agradecer a cada um de vocês que leem, entra só para dar uma espiadinha e comentam algum assunto que achou interessante. Ultrapassamos a barreira dos 5 mil acessos hoje pela manhã e vamos continuar aqui fazendo esse trabalho com muito carinho pra vocês.

Wandenberg Belém

Fofoquinha: Mulher Caviar tira camisa do Flamengo e faz topless em praia do Rio


Parece que Eliza Pereira, a Mulher Caviar, não deixou a peteca cair depois de perder o jogador Adriano para a dançarina Dani Bolina. Vestida com as cores do Flamengo da cabeça aos pés - incluindo a canga! -, Eliza foi clicada na praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, nesta quarta-feira, 29. Depois de um mergulho, a morena tirou a parte de cima do biquíni para não ficar com a marquinha de sol. Será que Eliza está torcendo para que Adriano volte mesmo ao time carioca?!

De Água Boa, em Mato Grosso, brota o Literatura Viva

Por João Augusto,
da Brasil Que Lê – Agência de Notícias

Com cerca de 15 mil habitantes, dois terços deles moradores na área urbana, a cidade de Água Boa, em Mato Grosso, se destaca pela preocupação com a cultura e com a cidadania, ao proporcionar a 4 mil pessoas o acesso aos livros e o incentivo à leitura.

Para elaborar essa política pública, depois de alguns levantamentos a administração municipal chegou à conclusão de que faltavam espaços, locais para reunir acervo e acolher crianças e adolescentes para um tempo específico dedicado ao prazeroso hábito de ler.

Com objetivo traçado, nasce em 2005 o projeto Literatura Viva, com a missão de fomentar e possibilitar o encontro entre leitores e livros em todas as escolas municipais. Para isso, uma das ações foi a aquisição de livros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que comprou e recebeu em doação um volume de mais de 9 mil exemplares de obras literárias.

Atualmente, o Literatura Viva faz parte do Programa Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e atende alunos de todas as idades, incluindo estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e a comunidade em geral. O apoio ao projeto não demorou a aparecer, com a participação da Fundação Educar, do MEC e do Sesi.

De acordo com a secretária de Educação, Lucia Schuster, o público-alvo são todos os envolvidos no ambiente escolar, desde funcionários até familiares dos alunos. Uma vez por semana, por 50 minutos, ou 15 minutos todos os dias, durante as aulas, entra em cena o Literatura Viva, despertando e renovando o prazer de ler em cada pessoa, que, por sua vez, ganha conhecimento, cultura, lazer, autoestima, noções de cidadania e, consequentemente, passa a atuar de maneira ativa na sociedade.

Os livros oferecidos vão desde gibis até charges e tiras em que o aluno possa desenvolver sua capacidade leitora. A proposta pedagógica inclui a formação continuada de professores que desenvolvem os trabalhos com os estudantes. Para que tudo funcionasse da melhor forma, foram criadas bibliotecas ambulantes, além das escolares.

Alunos de comunidades rurais e seus familiares também são atendidos pelo Literatura Viva e passaram a ter acesso aos livros e ao gosto de ler, com auxílio de mediadores de leitura, formados e orientados pela coordenação do projeto.

Os resultados já são visíveis, como a melhora no nível de aprendizagem dos alunos, que agora participam mais das ações desenvolvidas no ambiente escolar, cientes de que o espaço da escola é voltado justamente para o desenvolvimento da educação e da cultura, com a finalidade de formar cidadãos que contribuam com a construção de um país melhor.

Eunício e Cid Gomes irão anunciar repasse de 23 milhões a municípios atingidos pelas chuvas

O deputado Eunício Oliveira e o Governador Cid Gomes estarão no município de Lavras da Mangabeira, na próxima segunda-feira, para destinar recurso de 23 milhões à 39 localidades atingidas pelas chuvas. Os recursos oriundos do Ministério da Integração Nacional - serão repassados pelo Estado durante solenidade na próxima segunda-feira, às 15 horas. De acordo com o deputado Eunício, o crédito de mais de 20 milhões, é resultado de empenhos do Orçamento de 2007, quando vários municípios cearenses estavam inundados pelas fortes chuvas ocorridas no início de 2008, e foi liberado naquele momento somente uma parcela do recurso. Agora, com a chegada de uma Medida Provisória (MP) na Câmara dos Deputados, o restante da verba será liberada para atender às famílias que estão sofrendo novamente com o excesso de água. O restante, R$ 2,3 milhões, são referentes a contrapartida do governo estadual. As ações serão desenvolvidas na recuperação de estradas, de passagens molhadas, ampliação e recuperação de bueiros e recuperação de unidades habitacionais. Serão no total 727 quilômetros de estradas e na recuperação de moradias serão investidos R$ 4,7 milhões. A quadra chuvosa deste ano, que seguirá até maio, já deixou marcas de destruição em diversas regiões do estado. O excesso de água derrubou casas e muros; alagou ruas; provocou enchentes de rios e vazão de açudes Ao todo, já são 3.313 pessoas desabrigadas no estado e mais de 50 mil afetados pelas chuvas. Os municípios que receberão os recursos serão: Aurora, Alto Santo, Barro, Bela Cruz, Brejo Santo, Caririaçu, Cariús, Cedro, Crateús, Crato, Hidrolândia, Icó, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Itapipoca, Itatira Jaguaribe, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da mangabeira, Mauriti, Missão Velha, Mombaça, Novo Oriente, Pacujá, Parambu, Penaforte, Pentecoste, Porteiras, Quiterianópolis, Quixelô, Quixeramobim, Santa Quitéria, Tauá, Taboleiro do Norte, Tianguá, Ubajara e Uruoca.

Curtas: Capacidade hídrica do Ceará bate recorde

O volume acumulado nos açudes do Ceará já ultrapassa os 16 bilhões de metros cúbicos, nos 131 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
O total representa um acúmulo de 89% de água. O valor é recorde desde o monitoramento da Cogerh, há 15 anos.
Ao todo, 88 açudes estão sangrando. Os últimos a sangrar foram: Trici, em Tauã, Premuoca, em Uruoca, e Genipapeiro e Irapuan Pinheiro.

Ceará tem o 1º caso suspeito de gripe suína

Foto: Tuno Vieira
Direção do hospital dará informações mais concretas hoje sobre a paciente que está no isolamento




A gripe suína pode ter chegado ao Ceará. Ontem, foi internada em um hospital da rede privada de Fortaleza uma mulher com suspeita de estar com a doença. O hospital não divulgou nome, idade, profissão e nem procedência da paciente. Contudo, confirmou que a doente foi levada para o isolamento e que hoje a direção e o infectologista daquela unidade hospitalar concederão entrevista para a imprensa, quando, possivelmente, serão repassadas informações mais concretas sobre o caso.

Embora não tenha recebido autorização para entrar no hospital, ontem à noite, a reportagem do Diário do Nordeste pôde constatar que até mesmo o recepcionista e a telefonista da unidade usavam máscara. As poucas informações recebidas pela equipe de repórteres foram dadas pelo próprio recepcionista, após em contato telefônico mantido com a direção do hospital.“Os diretores não irão se pronunciar hoje, pois não há confirmação da doença”, disse o funcionário, ressaltando que o caso está sendo avaliado com muito cuidado.

Sobre o uso das máscaras, admitiu, de princípio, que era uma precaução contra a gripe suína. Depois do contato telefônico com a direção arrancou a máscara do próprio rosto na frente da reportagem e tentou justificar seu uso “devido ao surto de viroses que estamos tendo na cidade”. Por outro lado, outros pacientes entravam e saíam do hospital sem uso de máscara e sem demonstrar qualquer indício de que haviam tomado conhecimento da internação de uma mulher com suspeita de gripe suína.

"Especulação" Por sua vez, o secretário da Saúde do Estado, João Ananias, foi categórico ao afirmar que não iria se pronunciar sobre o assunto. O secretário — que se encontrava ontem em Brasília, onde foi manter contato com o Ministério da Saúde — classificou o assunto de “especulação”.Já o diretor geral do Hospital São José e ex-secretário de Saúde do Estado, Anastácio Queiroz, afirmou não ter fundamento qualquer informação relativa á internação de pacientes com gripe suína no São José. Contudo, Anastácio Queiroz confirmou a ocorrência de um caso suspeito no referido hospital da rede privada. Para ele, porém, é preciso cautela.

Fonte: DN

Chuvas no Ceará: Rodovias apresentam tráfego comprometido

Foto: Honório Barbosa
As chuvas que caem no Ceará este ano são um fenômeno natural, periódico e previsível. O problema é que, a cada ano, contabilizam-se prejuízos e danos estruturais das chuvas. Um exemplo disso é o estado das rodovias cearenses, que comprometem a circulação de pessoas e mercadorias em todo o Estado toda vez que a quadra chuvosa é mais severa. As precipitações abrem verdadeiras crateras na pista, o que também potencializa o risco de acidentes.

De acordo com o site do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), rodovias federais como a BR-222 (no trecho entre Itapajé e Sobral) e BR-116 (entre Milagres e a divisa do Ceará com Pernambuco) encontram-se seriamente comprometidas pela grande incidência de buracos e remendos na via, além de sinalização precária em alguns trechos.

Já em trechos da BR-304 (entre a BR-116 e Aracati) e da BR-226 (entre Crateús e a divisa do Ceará com Piauí), apesar de menos sérios, há incidência de buracos localizados, remendos e também problemas de sinalização.

Canteiro de obras
O superintendente do Dnit no Ceará, Joaquim Guedes, explicou que 2009 será um ano de obras para as rodovias federais. “Temos obras já licitadas, que estão paradas por conta da impossibilidade de fazê-las enquanto durar o período chuvoso, e outras que ainda será lançado o edital. Também vamos lançar, na primeira quinzena de maio, um pacote de restauração de 760km de rodovias federais, em trechos de BRs como a 116, 020, 304 e 222”, explica. Só o pacote de obras está orçado em R$ 258 milhões.Dentre as obras já licitadas, estão a restauração da BR-020 (no trecho entre os municípios de Boa Viagem e Canindé, no valor de R$ 11,467 milhões) e na BR-116 (do entroncamento com a CE-273 até Pereiro, com R$ 7,997 milhões).

Além das obras previstas e em execução, o superintendente salientou que todas as BRs do Estado possuem contratos de conservação e manutenção, em que são feitos serviços como tapa-buraco, drenagem, entre outros. “Mas são paliativos”, avalia Joaquim Guedes. Ele reconhece que a demora nos processos licitatórios trazem muitos transtornos, já que há casos em que o processo é finalizado próximo ao período de chuva e, em conseqüência, as obras ficam paradas por não haver condições técnicas de realizá-las em solo molhado. “Em contrapartida, há casos em que conseguimos finalizar a obra antes da quadra chuvosa, como na BR-020, no trecho que vai de Tauá até a divisa com o Piauí e era considerada uma das sete piores estradas do País”, argumenta.

Apesar disso, Joaquim Guedes aponta como outro fator que diminui a vida útil da estrutura asfáltica a circulação de veículos com peso acima do que é determinado por lei. “Também está em processo licitatório a instalação de balanças nas rodovias federais, que vão contribuir para uma melhor conservação das estradas. A precisão é de que elas comecem a ser instaladas no início do próximo ano”.

Aulas suspensas
A situação das rodovias estaduais também é considerada preocupante, trazendo uma série de problemas e do risco de acidentes por conta das condições precárias das CEs. O prefeito de Santana do Cariri, Jesus Werton Garcia, determinou a suspensão das aulas da rede municipal de ensino em conseqüência das chuvas que acabaram com as estradas que cortam o município.Somente no mês de abril, foram registrados mais de 500 milímetros de precipitações. “Não ficou um dia sem chover”, afirma o secretário de Educação do município, Vicente de Paulo Ribeiro Bastos, acrescentando que, apesar dos trabalhos emergenciais realizados, as rodovias não oferecem condições de tráfego.“É um risco de vida para os cinco mil alunos que freqüentam as escolas”, justifica o secretário, advertindo que a frota de 40 veículos (ônibus e caminhões) que atende aos estudantes não tem condições de percorrer a malha viária do município, já que alguns percursos possuem mais de 30 quilômetros de extensão. A cidade conta com 23 escolas, inclusive uma estadual, que funciona na sede e recebe alunos também da zona rural.

Além das estradas municipais, que foram danificadas pelas chuvas, a CE-166, que liga Santana do Cariri a Nova Olinda, está praticamente intransitável. O recapeamento depende do Governo do Estado. De acordo com informações do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), o trecho já foi licitado. A ordem de serviço para a obra, segundo o engenheiro Luiz Silviano, deve ser assinada na próxima semana.A estimativa é que, se não chover, as aulas sejam reincidas, na próxima segunda-feira (dia 4 de maio). Mas a perspectiva é que as chuvas terão continuidade nas próximas semanas. O secretário de Educação do município informou que, se for o caso, as aulas se prolongarão durante o mês de férias para que o calendário escolar não seja prejudicado.

A reportagem tentou entrar em contato com o superintendente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Francisco Quintino Vieira, para falar sobre a situação e as possíveis soluções para as rodovias estaduais. Mas segundo informou a Assessoria de Imprensa do órgão, até o fechamento desta edição ele se encontrava em reunião no Palácio Iracema, em Fortaleza.

BURACOS NO ASFALTO
Motoristas devem redobrar atençãoSobral. Em alguns trechos das estradas estaduais, as chuvas já realizaram sérios estragos, comprometendo a circulação. Se as condições de tráfego eram consideradas ruins em épocas fora do período chuvoso, devido a malha viária estar bastante danificada no verão, os motoristas que trafegam pelas rodovias que ligam os municípios de Sobral e Cariré devem redobrar a atenção. Na CE-183, no trecho localizado entre os dois municípios (já próximo à cidade de Cariré) o asfalto cedeu em dois locais, permitindo que o trânsito ocorra em apenas uma das vias.

Já no trecho que liga os municípios de Reriutaba e Guaraciaba do Norte, homens do Departamento de Edificações e Rodovias (DER) trabalham com o objetivo de recuperar um trecho de aproximadamente 50 metros da CE-366, que também cedeu devido a infiltração da água das chuvas. A recomendação dos operários é que os motoristas que trafegam em caminhões evitem este trecho, até que a cratera seja completamente recuperada e o tráfego volte a ficar seguro.

Já na região Centro-Sul, três trechos de rodovias estaduais que ligam Iguatu aos municípios de Várzea Alegre, Quixelô e Icó estão esburacados. O asfalto está estragado e a situação das estradas piorou com a intensidade das chuvas neste período chuvoso, aumentando o tempo de viagem e o transtorno para os motoristas. O superintendente DER, Quintino Vieira, disse que os serviços de reconstrução e tapa-buraco somente serão feitos após o fim da quadra invernosa.Na CE-060 entre a localidade de Umarizeiras e a cidade de Várzea Alegre, o trecho de 33 km está precário. Há verdadeiras crateras no meio da pista. O asfalto em muito pontos está solto e os motoristas precisam ter paciência. Em algumas áreas, eles são obrigados a trafegar pelo acostamento.Com a precariedade do asfalto, o número de acidentes e de assaltos aumentou, levando medo e insegurança para quem precisa trafegar por ali. O trecho já foi licitado e a empreiteira vencedora aguarda o fim do período chuvoso para começar a recuperar a rodovia. O último serviço de reconstrução do asfalto foi há 16 anos.

A rodovia CE-154, que dá acesso à cidade de Quixelô a partir do entroncamento com a CE-060, em Iguatu, apresenta inúmeros buracos. O tempo de viagem entre os dois pontos mais do que dobrou. É preciso paciência e atenção para trafegar no trecho de 18 km, principalmente no período da noite e quando está chovendo. A buraqueira está presente em toda a extensão da estrada. O DER também já licitou a obra de reconstrução do trecho, mas mais uma vez foi informado que os serviços só começam após a quadra invernosa. Obras de infra-estrutura, como bueiros, foram realizadas.O trecho de 15 km entre Iguatu e o distrito de José de Alencar, na rodovia CE-282, também está bastante danificado. São vários buracos no meio da pista e próximo ao acostamento. O asfalto está estragado e os buracos acumulam água da chuva, o que leva a erosão do asfalto. Ainda não há previsão para recuperação da estrada danificada.

WILSON GOMES/ HONÓRIO BARBOSA
Colaborador/ Repórter
karoline viana/ antônio vicelmo
Repórteres
Fonte: DN

Fofoquinha:Josy caiu duas vezes! A loura fala sobre o mico em Fortaleza


A ex-BBB Josy não teve a menor sorte no desfile que fez, anteontem, no primeiro dia do Festival da Moda de Fortaleza, na capital do Ceará. A loura fez três entradas na passarela e caiu em duas delas. Na primeira vez, Josy escorregou, caiu de costas e bateu com a cabeça no chão. Ela levantou, sorriu, acenou para a plateia e continuou. Na segunda queda, Josy patinou no piso molhado por causa de um efeito com bola de sabão do desfile anterior e se estabacou, ficando de quatro. Sem paciência, a cantora, que é capa da “Playboy” de maio, abriu os braços e reclamou. Veja abaixo o desabafo da loura à coluna:
"Fui fazer um desfile em Fortaleza e acho que, antes do nosso, que foi o último, teve alguma coisa de bola de sabão. Com isso, a passarela ficou escorregadia e não era antiderrapante. Com o chão molhado, todo mundo estava passando com medo. A gente estava desviando para passar no carpete, onde ficava o público. Nas primeiras entradas, a gente estava tentando manter a pose. Mas numa dessas, levei um tombo feio! Graças a Deus, não me machuquei. Levei na esportiva, brinquei com o público, comecei a dançar no chão... Consegui transformar coisa negativa em positiva, eles viram que não foi culpa minha. Viram que acontece com qualquer um. Foi complicado, todo mundo filmando, fotografando... Mas depois que a gente vai para o "Big Brother Brasil" se expõe tanto essas coisas não afetam. Na segunda vez que caí, abri o braço, meio que dizendo 'Pô, mesmo enxugando continua tudo molhado!'. Não me machuquei nada, não senti nada, nem ficou roxo. Não tive nada muscular e nada na cabeça - cheguei a bater a cabeça no chão. Nem fui ao médico porque até agora não parei! Emendei direto. Agora que vou tomar banho, dar uma relaxada. Depois vou ao médico, pode ter alguma coisa interna, né? Levantei, continuei, voltei para o camarim. Do chão não passo!".

terça-feira, 28 de abril de 2009

Microempreendedor individual pagará menos de R$ 60 por mês

O Comitê Gestor do Simples Nacional aprovou nesta terça-feira (28) a formalização dos chamados microempreendedores individuais a partir de julho deste ano. A decisão permitirá que trabalhadores informais, como doceiros, borracheiros, camelôs, manicures, cabeleireiros e eletricistas, entre outros, se formalizem com o pagamento mensal de menos de R$ 60. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), há mais de 11 milhões de microempreendedores individuais na informalidade, informou o secretário executivo do Comitê Gestor do Simples, Silas Santiago. A expectativa, porém, é de formalizar cerca de um milhão de trabalhadores até o fim de 2010.

Para se formalizar como microempreendedor individual, o trabalhador tem de ganhar até R$ 36 mil por ano. Ao ingressar no regime, a pessoa passará a contar com a rede de proteção do INSS, que inclui aposentadoria (excluída aquela por tempo de contribuição), além de salário-maternidade (para as mulheres) e auxílio-doença.

Sem taxas
Silas Santiago informou ainda que o trabalhador não precisará fazer pagamentos para ingressar no programa. Segundo ele, o trabalhador precisará de contador, mas o atendimento terá de ser gratuito. Também não precisará pagar taxas na junta comercial, ou em cartórios. O microempreendedor não precisará emitir notas fiscais, mas precisará apresentar aquelas relativas às compras de insumos.

Pagamento
Para 2009, os valores mensais totais de recolhimento são os seguintes: R$ 52,15 – para o comércio ou indústria; R$ 56,15 – para o prestador de serviços; e R$ 57,15 – para atividade mista (comércio ou indústria e prestação de serviços). Nestes valores, estão inclusos o INSS da União (11% do salário), o ICMS estadual (R$ 1) e o ISS municipal (R$ 5).

Condições
Para poder se enquadrar na figura de microempreendedor individual, o trabalhador devrá ser optante pelo Simples Nacional, não ser titular, sócio, ou administrador de outra empresa. Também não poderá ter filiais e poderá ter, no máximo, um empregado que receba até um salário mínimo - ou o salário mínimo da categoria. O microempreendedor também não poderá realizar "cessão" ou "locação" de mão-de-obra. Isso significa que o benefício fiscal é destinado ao microempreendedor, e não à empresa que o contrata,informou o Comitê Gestor do Simples Nacional.

Segundo o Comitê Gestor, a criação do microempreendedor não tem a finalidade de "fragilizar as relações de trabalho". Deste modo, o regime não deve ser utilizado por empresas para a "transformação em microempreendedor de pessoas físicas que lhes prestam serviços". "Isso não impede que o MEI [microempreendedor] preste serviços à pessoa jurídica, desde que os serviços não constituam necessidade contínua e que a prestação de serviços não ocorra nas dependêncas da empresa contratante, e nem de terceiros indicada pela contratante", informou o governo.

Exemplos
Uma fábrica de bolas de futebol não poderá contratar, segundo o governo, um microempreendedor (MEI) para participar do processo de fabricação, mesmo que nas dependências do microempreendedor. "Caso a mesma fábrica necessite de um cozinheiro para seu refeitório, também não poderá contratar MEI, haja vista que a necessidade é permanente. A mesma fábrica de bolas poderá contratar MEI, por exemplo, para lavar os tapetes da recepção da fábrica, desde que tal atividade seja eventual, não periódica e efetuada nas dependências do MEI", informou o Comitê do Simples O microempreendedor que exercer as atividades de hidráulica, eletricidade, pintura, alvenaria, carpintaria e manutenção ou reparo de veículos pode, entretanto, efetuar cessão de mão-de-obra. Nesse caso, segundo o governo, a empresa contratante deverá considerá-lo como autônomo (contribuinte individual) e recolher a cota patronal previdenciária de 20% juntamente com a cota previdenciária do segurado (11%). Essas obrigações subsistem mesmo que a contratação ocorra por empreitada, acrescentou.

INSS
O ministro da Previdência Social, José Pimentel, disse na última semana que a formalização do microempreendedor individual deverá ser feita em 30 minutos, a exemplo do que já acontece com a concessão de aposentadoria por idade, tempo de contribuição e salário-maternidade.
Exclusão
A resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional estabelece que o empresário individual será desenquadrado do regime o microempreendedor que tiver receita superior a R$ 36 mil por ano.

Entretanto, quando a receita bruta total for de até R$ 43,2 mil, ele será excluído do regime somente no ano-calendário subsequente ao do excesso de renda. Passará então, a partir do ano-calendário seguinte, a recolher os tributos pelo regime do Simples Nacional. Se a receita bruta total exceder R$ 43,2 mil, ele será desenquadrado retroativamente ao ano-calendário do excesso. Nesse caso terá que recolher todos os tributos relativos ao Simples Nacional desde o ano anterior, com acréscimos legais.

Veja a lista de profissiões que podem ser enquadradas como de microempreendedor individual:
• Açougueiro • Adestrador de animais • Alfaiate • Alfaiate que revende artigos ligados à sua atividade • Alinhador de pneus • Amolador de artigos de cutelaria (facas, canivetes, tesouras, alicates etc) • Animador de festas • Artesão em borracha • Artesão em cerâmica • Artesão em cortiça, bambu e afins • Artesão em couro • Artesão em gesso • Artesão em madeira • Artesão em mármore • Artesão em materiais diversos • Artesão em metais • Artesão em metais preciosos • Artesão em papel • Artesão em plástico • Artesão em tecido • Artesão em vidro • Astrólogo • Azulejista • Baby sitter • Balanceador de pneus • Banhista de animais domésticos • Bar (dono de) • Barbeiro • Barqueiro • Barraqueiro • Bikeboy (ciclista mensageiro) • Bombeiro hidráulico • Boneleiro (fabricante de bonés) • Bordadeira sob encomenda • Bordadeira sob encomenda e/ou que vende artigos de sua produção • Borracheiro • Borracheiro que revende artigos ligados à sua atividade • Cabeleireiro • Cabeleireiro que revende artigos ligados à sua atividade • Calafetador • Caminhoneiro • Capoteiro • Carpinteiro sob encomenda • Carpinteiro sob encomenda e/ou que vende artigos de sua produção • Carregador de malas • Carregador (veículos de transportes terrestres) • Carroceiro • Cartazeiro • Catador de resíduos recicláveis (papel, lata etc.) • Chapeleiro • Chaveiro • Churrasqueiro ambulante • Churrasqueiro em domicílio • Cobrador (de dívidas) • Colchoeiro • Colocador de piercing • Colocador de revestimentos • Confeccionador de carimbos • Confeccionador de fraldas descartáveis • Confeccionador de instrumentos musicais • Confeiteiro • Consertador de eletrodomésticos • Costureira • Costureira que revende artigos ligados à sua atividade • Contador/técnico contábil • Cozinheira • Criador de animais domésticos • Criador de peixes • Crocheteira sob encomenda • Crocheteira sob encomenda e/ou que vende artigos de sua produção • Curtidor de couros • Dedetizador • Depiladora • Digitador • Doceira • Eletricista • Encanador • Engraxate • Esteticista • Esteticista de animais domésticos • Estofador • Fabricante de produtos de limpeza • Fabricante de velas artesanais • Ferreiro/forjador • Ferramenteiro • Filmador • Fotocopiador • Fotógrafo • Fosseiro (limpador de fossa) • Funileiro / lanterneiro • Galvanizador • Gesseiro • Guincheiro (reboque de veículos) • Instrutor de artes cênicas • Instrutor de música • Instrutor de arte e cultura em geral • Instrutor de idiomas • Instrutor de informática • Jardineiro • Jornaleiro • Lapidador • Lavadeira de roupas • Lavador de carro • Lavador de estofado e sofá • Mágico • Manicure • Maquiador • Marceneiro sob encomenda • Marceneiro sob encomenda e/ou que vende artigos de sua produção • Marmiteiro • Mecânico de veículos • Merceeiro • Mergulhador (escafandrista) • Motoboy • Mototaxista • Moveleiro • Oleiro • Ourives sob encomenda • Ourives sob encomenda e/ou que vende artigos de sua produção • Padeiro • Paneleiro (reparador de panelas) • Passadeira • Pedicure • Pedreiro • Pescador • Peixeiro • Pintor • Pipoqueiro • Pirotécnico • Pizzaiolo em domicílio • Poceiro (cisterneiro, cacimbeiro) • Professor particular • Promotor de eventos • Quitandeiro • Redeiro • Relojoeiro • Reparador de instrumentos musicais • Rendeira • Restaurador de livros • Restaurador de obras de arte • Salgadeira • Sapateiro sob encomenda • Sapateiro sob encomenda e/ou que vende artigos de sua produção • Seleiro • Serigrafista • Serralheiro • Sintequeiro • Soldador / brasador • Sorveteiro ambulante • Sorveteiro em estabelecimento fixo • Tapeceiro • Tatuador • Taxista • Tecelão • Telhador • Torneiro mecânico • Tosador de animais domésticos • Tosquiador • Transportador de escolares • Tricoteira sob encomenda • Tricoteira sob encomenda e/ou que vende artigos de sua produção • Vassoureiro • Vendedor de laticínios • Vendedor ambulante de produtos alimentícios • Vendedor de bijuterias e artesanatos • Vendedor de cosméticos e artigos de perfumaria • Vendeiro (secos e molhados) • Verdureiro • Vidraceiro • Vinagreiro

Últimas: MEC divulga as melhores e as piores escolas no Enem 2008

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (28) o desempenho por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008. A escola com o melhor desempenho foi o Colégio São Bento, no Rio de Janeiro . Com média total (prova objetiva e redação) de 80,58, a instituição ficou em primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo.
Na segunda posição, com 77,38 pontos, aparece o Colégio Bernoulli, de Belo Horizonte, que em 2007 estava em 12º. Em terceiro, está o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (MG).
Confira a planilha com todas as escolas do país (o arquivo está em .xls)

BETO BARBOSA CANTA NA VIRADA CULTURAL DE SÃO PAULO E PARTICIPA DO BATE- PAPO UOL

Beto Barbosa um dos artistas mais populares do país participará no próximo dia 3 de maio, as 3h30 (do dia 2 para o dia 3) do maior evento cultural da cidade de São Paulo, a Virada Cultural. O cantor que recentemente presenteou seus fãs com um DVD ensaio, gravado em João Câmara (RN) também irá participar na próxima terça-feira, dia 28 de abril, as 15h do Bate-Papo UOL, onde contará um pouco dos seus projetos, trabalhos e da importância de participar de um evento como a Virada Cultural. Beto Barbosa promete gravar ainda este ano, com amigos e convidados especiais, o DVD “Mar de Emoções”, titulo de uma de suas músicas, e a mais regravadas pelo povo Latino Americano.

Hoje é o dia da Sogra

Deixe um recado para sua sogra. Só não vale ofender. Membro da família que sempre foi alvo de pilhérias, geralmente encontramos nela nossa segunda mãe.

RJ: Ladrões arrombam cadeado e roubam igreja em Sapucaia

Foto: Foto: Livia Francisco Raposo
Na madrugada desta terça-feira (28) a igreja de Sant'ana localizada no "pacato" bairro de Anta, em Sapucaia (RJ) foi vítima de furto.O assalto foi notado quando alguns fiéis chegaram ao salão paroquial da igreja onde é realizada uma ginástica matutina como de costume.Os fiéis chamaram a polícia para fazer a ocorrência.Com o cadeado arrombado e as portas abertas a pontapés, a igreja teve todo o seu equipamento sonoro roubado, assim como computadores.Os autores do crime não tiveram tempo de levar os instrumentos, mas nem os microfones escaparam. Não se sabe ainda o tamanho do prejuízo.

Dez homens armados e de touca ninja assaltam cooperativa de vans

Pelo menos dez homens invadiram e incendiaram duas salas da sede de uma cooperativa de vans em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, por volta das 5h10 da manhã desta terça-feira (28). A polícia investiga se o ataque teria partido da quadrilha de milicianos que atua na região.

De acordo com o vigia, que já prestou depoimento na 36ª DP (Santa Cruz), os homens armados e encapuzados chegaram em cinco carros, renderam as pessoas que estavam no local e invadiram o escritório da CooperOeste, na Rua Lopes de Moura, 75, e depois incendiaram duas salas e um caminhão reboque e ainda roubaram dois computadores e o sistema de circuito interno.
Segundo o presidente da cooperativa, Paulo Roberto Marinho, eles atiraram para o alto, durante a fuga, mas ninguém ficou ferido. Ele afirmou que essa é a segunda vez que o local é invadido. A primeira ocorreu há dois anos.

Curtas: Robô que atacou funcionário rende multa de R$ 6,7 mil na Suécia

O funcionamento inesperado de um robô em uma fábrica de Estocolmo, na Suécia, resultou em sérios danos a um funcionário e rendeu multa de 250 mil coroas suecas (o equivalente a R$ 6,7 mil) à empresa, segundo o jornal "The Local".

O acidente aconteceu em junho de 2007, ao norte de Estocolmo. O funcionário, que fazia manutenção de equipamentos, desativou uma máquina e se aproximou dela para os procedimentos necessários. O robô, porém, passou a funcionar e "atacou" o trabalhador com os dispositivos normalmente utilizados para carregar pedras pesadas.

"Nunca vi algo assim, um robô atacar alguém" disse o procurador Leif Johansson, que aplicou multa equivalente a R$ 6,7 mil à empresa. Ele culpou a companhia por utilizar métodos de segurança inadequados, mas também responsabilizou, em parte, o funcionário atingido.

BB também terá linha de crédito para eletrodomésticos

O novo presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, que assumiu o comando do maior banco público do país na última quinta-feira (23), anunciou nesta terça (28) que a instituição financeira, a exemplo do que já fez a Caixa Econômica Federal, também terá uma linha específica de crédito para os produtos da chamada "linha branca" que tiveram redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI).

Os produtos beneficiados são tanquinhos, geladeiras, fogões e máquinas de lavar. "Há um incentivo maior para o consumo. Por isso, haverá uma demanda maior por estes produtos. A linha de crédito poderá, no futuro, ser estendida a outros produtos", disse Bendine.

18 lojas varejistas

Segundo Bendine, o anúncio oficial a nova linha de crédito está previsto para a próxima quinta-feira (30). Ele antecipou, porém, que ela será destinada aos correntistas do Banco do Brasil, que poderá ser buscada nas 18 lojas varejistas com as quais a instituição possui convênio, e que contará com juros mínimos de 1,99% ao mês. "Os juros finais dependem de cada cliente. Será feita uma análise de risco", explicou ele. Em linhas tradicionais do BB para bens de consumo não duráveis, os juros mínimos são de 2,6% ao mês.

O prazo de pagamento, que pelas linhas tradicionais do BB era de até 48 meses, será mais dilatado para a compra de produtos da linha branca: de até 60 meses. A carência desta linha de crédito, segundo Bendine, pode chegar a até seis meses, ou seja, o consumidor pode comprar e iniciar o seu pagamento somente após este prazo. Entretanto, os juros podem subir se o cliente optar por um prazo de carência mais dilatado.

Pacote habitacional

O novo presidente do BB também informou que a instituição financeira receberá R$ 500 milhões do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para operar empréstimos à população dentro do novo programa habitacional do governo, que visa construir um milhão de moradias populares.

"O BB vai entrar no 'Minha Casa, Minha Vida'. Temos um nicho diferente de atuação da Caixa Econômica Federal, que vai atuar mais com a população de renda mais baixa. Teremos uma atuação complementar [na faixa de três a dez salários mínimos]. Uma atuação focada no financiamento à produção", informou Bendine a jornalistas.

O presidente do BB revelou ainda que a instituição financeira vai anunciar, na próxima semana, um financiamento de R$ 20 milhões para a Cyrela construir 500 unidades habitacionais em Sorocaba (SP).

Líderes fecham acordo e restrição a passagens terá efeito imediato

Os líderes partidários da Câmara dos Deputados chegaram a um acordo nesta terça-feira (28), e a proposta de restrição de gastos com passagens aéreas, com a proibição de viagens para parentes, não será mais levada a plenário. Integrantes da Mesa Diretora participaram da reunião e assinarão, ainda nesta tarde, um ato da Mesa, que terá efeito imediato.

A restrição a passagens foi anunciada na semana passada, mas, diante do protesto de alguns parlamentares, o presidente Michel Temer (PMDB-SP) tinha decidido levar o tema ao plenário. Com a nova decisão desta terça-feira, o ato entrará em vigor imediatamente e não cabe recurso dentro da Câmara, segundo a Secretaria Geral da Mesa. Caberá aos descontentes contestar judicialmente a medida. "Muitas vezes, você recua para avançar", comentou Temer.

A decisão restringe apenas ao parlamentar e assessores, com autorização, o uso das passagens. Determina ainda que as viagens com a cota só podem acontecer dentro do país e mantém a redução de 20% dos valores destinados aos parlamentares por esta rubrica. Os valores não usados dentro do ano serão devolvidos à Câmara. Os gastos serão publicados até 90 dias após realizados.

Decidiu-se também pela extinção de cotas extras de passagens. A decisão de cortar esta cota para os integrantes da Mesa já havia sido tomada, mas, nesta terça-feira, os líderes também abrirão mão do benefício, que dava a eles 25% a mais de passagens que aos outros deputados.

O presidente da Câmara afirmou que as novas regras não abrem espaço para a punição dos casos registrados até agora. Temer afirmou que irá pedir pareceres jurídicos para saber como a Casa deve proceder diante dos casos ocorridos antes da nova regra.

Ele ressalta que, no caso de crimes, como a venda de passagens, a punição pode ocorrer. “Vou pedir um parecer jurídico, mas, se há casos de venda de passagens, se trata claramente de um delito e nós iremos examinar”. O presidente espera que as novas regras minimizem os problemas encontrados nesta questão.

Temer anunciou também a criação de uma comissão de deputados e diretores da Casa para apresentar, em 30 dias, propostas de mudanças nos outros benefícios dos parlamentares, como verba indenizatória, auxílio moradia, entre outros.

Fofoquinha: "Cacildis" filho de Mussum, Mussunzinho será pai aos 15 anos

Divulgação
Mussunzinho, 15 anos, vive um adolescente, assim como ele, na novela Caminho das Índias, na Globo, e agora na vida real vai assumir a responsabilidade de um adulto. Segundo o jornal Extra, a namorada o ator, dois anos mais velha que ele, disse que está grávida. Mussunzinho soube da notícia na semana passada quando a mãe da jovem foi até sua escola informar-lhe da gravidez.

"Sabia que eles namoravam, mas não que estavam tendo relações sexuais. Mesmo assim, eu já tinha comprado camisinha para ele. Essa história de gravidez foi uma surpresa muito grande", disse Maíra Santana, mãe do ator. O namoro entre o herdeiro do "trapalhão" Mussum já durava sete meses. Maíra deve se encontrar com a mãe da menina nos próximos dias para uma conversa.

"Acabei também de saber o que está acontecendo. Não quero tomar nenhuma atitude precipitada. Conversei com o meu filho, mas ele ainda evita o assunto", explicou Maíra. A mãe do ator disse também ter medo de que essa história da gravidez repentina atrapalhe a carreira do filho e não sabe se irá pedir um exame de DNA para confirmar a paternidade de Mussunzinho.

Mussunzinho foi reconhecido como filho de Mussum somente após Maíra fazer um teste de paternidade e brigar na Justiça por seus direitos. Na década de 80, ela havia tido um romance com o humorista, que morreu em 1994. O filho nasceu com problemas de saúde e precisava de tratamento, que só pode ser custeado depois que a mãe recebeu o que lhe era de direito.

Saúde: Sobe para 20 nº de casos de suspeita de gripe suína no País

Subiu para 20 o número de brasileiros monitorados pelo Ministério da Saúde diante da possibilidade de gripe suína. Segundo a assessoria do ministério, o total de casos chegou a 22, mas dois deles, identificados no Estado de São Paulo, foram descartados.

Até o momento, oito Estados têm registro de casos em observação - três pessoas no Amazonas, duas na Bahia, três em Minas Gerais, uma no Pará, quatro no Paraná, duas no Rio de Janeiro, duas no Rio Grande do Norte e três em Santa Catarina.

O ministério reforçou que, dentre os sintomas da gripe suína, a febre deve ser de pelo menos 38ºC e acompanhada de tosse, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de desconforto respiratório.

Outro fator determinante para o reconhecimento da doença é que o paciente que apresenta os sintomas tenha visitado algum dos locais afetados pelo vírus nos últimos dez dias ou que tenha tido contato com pessoas dessas áreas.

O governo brasileiro tem informações oficiais sobre casos confirmados de gripe suína nos Estados Unidos, no Canadá, no México, no Reino Unido, na Espanha e na Nova Zelândia.

Diante do anúncio de que a Organização Mundial da Saúde (OMS) pode aumentar o nível de alerta para a doença em função de casos que podem ter sido contraídos nos Estados Unidos, o ministério informou que não tem informação sobre a circulação do vírus fora do México. Considera-se que o vírus esteja circulando quando há contágio de pessoa para pessoa dentro de um mesmo país.

Chuvas no Ceará:Capital registra 87 ocorrências

Em bairros nobres, no Centro e na periferia da cidade, a população contabiliza os prejuízos e reclama dos transtornosA chuva de 59 milímetros, entre 9 e 15 horas de ontem, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), mostrou mais uma vez o despreparo estrutural de Fortaleza para lidar com esse fenômeno.

Foi preciso apenas duas horas de precipitações pluviométricas (47.8 mm, das 9 às 11 horas) para a cidade virar um caos. A Defesa Civil do Município registrou 87 ocorrências, sendo 61 alagamentos, nove inundações, nove riscos de desabamento, cinco desabamentos, dois deslizamentos e um incêndio.Os desabamentos foram registrados no Centro da cidade (1) e outros quatro nos bairros Castelo Encantado, Quintino Cunha, Maraponga e Planalto Airton Sena. Segundo o coordenador de Emergência e Socorro da Defesa Civil; Luiz Pinho, o maior número de ocorrências foi na Regional V (32), em bairros como Canindezinho (5), Bom Jardim (4) e Planalto Airton Sena (4).Chama atenção o grande número de ocorrências na área central. Foram nove registros: além do desabamento, foram cinco alagamentos, dois riscos de desabamentos e uma inundação.

Após as 17h, a Defesa Civil continuava recebendo ocorrências e tinha duas equipes atendendo a chamados na SER V, correspondente ao Grande Mondubim, e na Regional VI, à Grande Messejana.Carros boiando no meio da água, desespero, pessoas ilhadas, casas alagadas, engarrafamentos intermináveis, prejuízos e muitos transtornos pelas diferentes ruas e avenidas.

No Centro, por exemplo, o Diário do Nordeste flagrou na Avenida Heráclito Graça, próximo ao cruzamento com a Rua Antônio Augusto, o desespero da universitária Priscila Lopes.A estudante vinha da faculdade acompanhada de mais dois amigos e viu praticamente seu carro ser engolido pelo verdadeiro mar de águas que se formou na avenida.

O Palio de placa KKH-4860 ficou completamente molhado e foi resgatado por moradores do local, que retiraram Priscila e seus colegas pela janela.“Pensei que dava para passar porque de longe deu a impressão que dava para subir na rua e acabei nessa situação desesperadora. O carro está completamente parado e encharcado e agora não sei nem como vou pagar os prejuízos”, conta ela.

Ela não foi a única a ter prejuízos. No mesmo local, pelo menos três veículos ficaram ilhados, com água na altura do trinco das portas - uma D-20 prata no meio da Heráclito Graça, além de um Pegeout 207 e uma Fusca branco estacionados na avenida.A uma quadra do local, na Rua Ildefonso Albano, o ônibus 26.903 da Viação Maraponga, que faz a linha Antônio Bezerra/Papicu, passou cerca de uma hora e meia parado no meio da água com passageiros dentro devido uma pane.

O trânsito no trecho entre as ruas Carlos Vasconcelos e João Cordeiro ficou interditado e foi desviado para as ruas secundárias pelos agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC).O dia de trabalho no comércio praticamente acabou depois que a chuva começou, por volta das 10h30. Alguns ambulantes na Rua General Sampaio guardaram os produtos e foram embora.

Outros resistiram e ficaram com roupas, produtos importados e comidas molhadas. “Fiquei com todos os bonés e chapéus molhados. A minha sorte é que posso lavar e vender de novo”, disse o ambulante Antônio Celso Silva, que resistiu à chuva e manteve o posto de trabalho.Em vários pontos da cidade, os problemas eram muitos para motoristas e pedestres.

Nas Avenidas Desembargador Moreira e Raul Barbosa, por exemplo, os alagamentos deixaram carros e caminhões parados e, até mesmo, boiando em meio às verdadeiras “lagoas” que se formavam nas vias. Para se ter uma idéia, na Raul Barbosa, os carros voltavam a todo momento de ré ou alteravam a rota para não ficarem “ilhados”.O motorista Adarilam Braga, 28 anos, parou seu veículo, esperou, até que finalmente concluiu que a avenida estava “sem condições” para ser atravessada. “Sempre passo por aqui e estava indo a Horizonte para entregar uma encomenda. Fiquei de chegar por volta de 12 e 13 horas. Entretanto, com a chuva, só vou conseguir fazer entrega umas 15 horas.

Não posso arriscar a perder o carro com que trabalho” ”.Ao contrário de Braga, o economista Almir Moura, 45 anos, estava no caminhão em que o motorista decidiu enfrentar o trecho alagado. O veículo ficou ilhado. “Nunca vi isso aqui. A chuva alagou tudo. Acredito que é preciso um processo de drenagem, pois os esgotos estão entupidos. As ruas estão alagadas e com muitos buracos, está muito difícil andar por Fortaleza”, enfatiza.No canal do Lagamar, o nível da água do Rio Cocó também estava alto. Tanto que crianças brincavam tomando banho, enquanto os adultos olhavam preocupados a situação. Na Rua Coronel João Carneiro, no cruzamento com a BR-116, o acúmulo era tanto que dificultava a passagem dos pedestres, que apresentam água na altura dos joelhos.

PAOLA VASCONCELOS, ÍCARO JOATHAN E JANINE MAIA
Repórteres
Fonte: DN

Chega a 60 mil o número de atingidos pela chuva no Maranhão

A Defesa Civil do Maranhão encontrou, nesta segunda-feira (27), o corpo de um homem arrastado pela enxurrada, no interior do estado, há três dias. Foi a terceira vítima das enchentes - que já tiraram quase 60 mil atingidos.

Na região central do estado, a mais castigada pelas inundações, 12 cidades estão inundadas.

Em São Luís Gonzaga do Maranhão, distante cerca de 250 quilômetros de São Luís, a água expulsou de casa 300 famílias no fim de semana. Os desalojados estão sendo levados para escolas e até um hospital abandonado virou alojamento.

“Nós alugamos algumas casas, mas não comportaram as pessoas, porque é muita gente. Tivemos que colocar essas pessoas no colégio”, afirmou Chirlene Mendes, secretária municipal de Assistência Social.

Duas rodovias federais – a BR-222 e BR-316 - tiveram trechos destruídos. Empresas de ônibus contrataram pequenas embarcações para fazer a travessia dos passageiros de um lado a outro da pista.

Se as fortes chuvas continuarem, o número de desabrigados pode subir ainda mais, segundo a Defesa Civil.
Foram distribuídas 1,4 mil cestas básicas em Trizidela do Vale e Pedreiras. Um avião da Força Aérea Brasileira deve chegar ao aeroporto de São Luís, nesta terça-feira (28). A aeronave vai trazer 10 toneladas de alimentos para preparar cestas básicas que serão distribuídas a famílias atingidas pelas chuvas.

O Exército anunciou que vai reforçar o número de médicos e enfermeiros para cuidar dos moradores e informou que vai usar uma ponte metálica para restabelecer o tráfego de veículos na BR-316. A BR-222 já foi aterrada e deve ser liberada em breve.
Fonte: G1

Arara 'acompanha' ciclista em competição

Foto: Claúdia Uilza
Durante uma prova de Speed em Brasília, uma arara acompanhou o pelotão de atletas por vários metros, dando rasantes e "gritando". A companhia foi maior ao atleta João Victor que tentava se esquivar dos "ataques" da bonita ave. Quem viu custou a acreditar na cena, mas foi uma das mais belas já registradas por mim.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Últimas:Filho paga dívida do pai 55 anos depois com juros

Um homem chinês levou 55 anos para realizar o último desejo de seu pai de pagar uma dívida de 5.5 iuanes, o equivalente hoje a R$ 18. Antes de morrer, o pai de Huang Jiangqing pediu ao filho que pagasse o dinheiro que devia a um colega de trabalho. Ele tentou realizar o pedido, mas só conseguiu encontrar o homem no ano passado, através do contato de outro colega de trabalho. Mas ao chegar lá, o homem não estava em casa. Ele só conseguiu retomar o contato esta semana, pois estava ocupado tomando conta da mulher doente. Jiangqing, que agora tem 75 anos, deu ao homem 500 iuanes, o mesmo que R$ 162,50. Detalhe: esse valor é metade da pensão que ele recebe do governo.

Explosão deixa 16 feridos no subúrbio, dizem bombeiros

Dezesseis pessoas foram feridas na tarde desta segunda-feira (27) depois da explosão de um botijão de gás numa lanchonete em Maria da Graça, no subúrbio do Rio. Dez delas foram internadas nos hospitais Salgado Filho e Andaraí. As outras foram atendidas no local e liberadas. As informações foram confirmadas pelo Corpo de Bembeiros do Méier.

Segundo a Secretaria municipal de Saúde, sete vítimas deram entrada no Hospital Salgado Filho, no Méier. Duas delas estariam em estado grave. No Hospital do Andaraí, três pessoas foram socorridas, segundo a assessoria do local. Uma delas foi liberada, as outras duas permanecem internadas - uma delas com 90% do corpo queimado, segundo o hospital.
A secretaria também informou que dos sete internados no Salgado Filho, um deles, que estaria grave, foi transferido. Outros dois estão sendo operados e os demais estão em observação.

Supermercado é condenado por vender computador com conteúdo pornográfico

Cliente ganha direito a indenização de R$ 6 mil.Carrefour informa que vai recorrer contra decisão.

A rede de supermercados Carrefour foi condenada a pagar uma indenização no valor de R$ 6 mil a Thereza Cristina Lopes Loyola, que afirma ter encontrado conteúdo pornográfico num computador comprado num filial do Rio de Janeiro. Como ainda cabe recurso, o Carrefour anunciou que vai recorrer contra a decisão.

De acordo com a sentença publicada nesta segunda-feira (27) no site do Tribunal de Justiça do Rio, Thereza comprou um computador para presentear sua filha de 13 anos, e, ao ligar o aparelho e clicar em um determinado ícone, ela teria se deparado com fotos e vídeos pornográficos.

De acordo com a sentença, a cliente comunicou o fato ao supermercado, que não teria tomado providências para resolver o problema.
Segundo o relator do processo, desembargador Ricardo Couto de Castro, o conteúdo pornográfico “restringiu a utilização e frustrou a expectativa de todos, tendo ainda causado uma situação vexatória que foge ao mero constrangimento”.

Nota oficial do supermercado

"O Carrefour informa que se trata de um processo ainda em andamento e que, de acordo com sua política que privilegia a ética e o compromisso com os seus clientes, irá recorrer da decisão".

Curtas: Mãe vende filha por R$ 10,00

Uma mulher vendeu a filha, de 9 meses, por R$ 10 em Vila Velha (ES), no domingo (26).
Segundo a polícia, a mãe de 22 anos bateu na porta da casa de uma bancária e ofereceu a menina. Em depoimento, a bancária contou que a mulher parecia transtornada e dizia que precisava do dinheiro para comprar drogas.

Ao perceber o risco que a criança corria, a bancária deu o dinheiro para ficar com a criança. Em seguida, acionou a polícia e denunciou a mãe, que foi presa. O bebê foi levado ao hospital, onde fez exames, e encaminhado depois para um abrigo municipal.
Os policiais que registraram a ocorrência disseram que ela chegou à delegacia sob efeito de drogas e não conseguiu prestar depoimento.
O pai da criança disse que ficou surpreso com o que aconteceu. Ele disse que vai pedir a guarda da menina. O destino do bebê será decidido pela Justiça.

Fofoquinha:Acidente de cavalo aproximou ainda mais Madonna e Jesus Luz

O acidente de cavalo sofrido por Madonna na última semana aproximou Jesus Luz ainda mais da cantora. Segundo a edição desta segunda-feira, 27, do jornal norte-americano "New York Post", Jesus tem ajudado muito a cantora. Tanto que os amigos de Madonna tem feito o que podem para mantê-los juntos. O estilista Marc Jacobs chegou até a escrever uma carta de apoio ao modelo para autoridades do país - Jesus ainda não tem visto de trabalho nos EUA. "Marc fez campanha por Jesus, dizendo que ele é muito talentoso e essencial para sua marca", disse uma fonte.

Os amigos do mundo da moda também tem dado seu apoio, contratando o modelo para fotos, apenas para agradar Madonna. "Se ele puder trabalhar legalmente nos EUA, eles vão poder ficar juntos", diz uma fonte.

Fonte: Ego

Chuvas deixam até agora 440 pessoas desalojadas e desabrigadas em Iguatu

Esta é a informação repassada pelo Comandante do Corpo de Bombeiros de Iguatu, Major Júnior, para o nosso site, " estes são os números até agora, Alex, são 440 pessoas e entre desalojadas e desabrigadas, já enviamos todos os dados atualizados para a Defesa Civil do Ceará " disse. Até agora já foram distribuídos 41 kits de limpeza além de 41 colchões. Em relação ao Rio Jaguaribe, até agora 13 casas foram atingidas pelas águas e estas famílias estão em casas de familiares.
Fonte: Iguatu.net

Veja como ficará o novo Fox


Chegou a hora do Fox mudar. Depois de cinco anos no mercado nacional — ele foi lançado por aqui em outubro de 2003 —, a Volkswagen faz a primeira grande reestilização do hatch, com previsão de chegada às concessionárias em julho deste ano. Ele terá desenho dianteiro bastante modificado, novas lanternas traseiras e um interior todo novo. Confirmando nossas informações anteriores, o conjunto ótico segue a nova identidade mundial da marca. A semelhança com o cupê Scirocco e o novo Polo (exibido no Salão de Genebra) fica evidente. Os faróis são de dupla parábola em todas as versões, com o logo da VW no centro do projetor maior. Os piscas foram deslocados para a parte inferior central. A nova grade é igual à do novo Polo, e os para-choques são bem parecidos, com milhas e linhas discretas.
A Volkswagen tem como objetivo afastar o Fox do novo Gol, que evoluiu demais e avançou sobre o mercado do hatch intermediário. Ele terá rodas de aro 15” em todas as versões, além de opcionais como tela com computador de bordo (I-System), ar-condicionado digital, par de air bags frontais e freios ABS. Os motores serão os mesmos 1.0 e 1.6 Flex atuais. A VW já tem pronto o motor 1.4 Flex, mas só vai colocá-lo no carro se as regras de IPI mudarem.


Curtas:Dentista é preso suspeito de atirar para o alto para celebrar vitória do Corinthians

Um dentista de 39 anos foi preso em flagrante na noite de domingo (26) suspeito de porte ilegal de arma, na Rua Friedrich Von Voith, na Zona Norte de São Paulo. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o suspeito afirmou aos policiais que atirou para o alto para comemorar a vitória do Corinthians contra o Santos no jogo do domingo. De acordo com o registro da ocorrência, o dentista estava dentro do carro quando fez os disparos e em seguida parou em um bar.O revólver, de calibre 38, foi encontrado dentro do carro e apreendido. O caso foi registrado no 74º DP (Parada de Taipas).

Concursos com inscrições abertas nesta segunda somam mais de 10 mil vagas

Os pelo menos 27 concursos públicos que estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (27) oferecem mais de 10 mil vagas em todos os níveis de escolaridade, sem contar os concursos para cadastro de reserva. Os salários chegam a R$ 19.955,40.

acesse o link: http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL1097634-9654,00-CONCURSOS+COM+INSCRICOES+ABERTAS+NESTA+SEGUNDA+SOMAM+MAIS+DE+MIL+VAGAS.html

Região Norte: Rio Acaraú transborda e desabriga famílias

Cerca de 2 mil pessoas estão desalojadas na zona Norte do Ceará.

O Corpo de Bombeiros vem atuando na regiãoSobral. As águas voltaram a desabrigar famílias na região Norte do Estado. Em Sobral, durante o dia de ontem, o nível do Rio Acaraú subiu, em média cinco centímetros por hora, obrigando a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e funcionários da Prefeitura Municipal agirem rápido e retirarem as famílias ribeirinhas.Ontem à noite, técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) monitoravam a vazão dos rios e açudes das bacias do Acaraú e Coreaú, que despejam águas no Rio Acaraú.

De acordo com gerente regional da Cogerh em Sobral e responsável pelo gerenciamento das bacias do Acaraú e Coreaú, Vicente Leite, informou que o rio ainda não saiu de dentro de sua calha, registrando três metros e 34 centímetros. Em alguns trechos, no entanto, ele já está bem acima, mas em áreas de desmatamentos e em locais baixos.A preocupação maior da Cogerh é com o Açude Araras e com o Rio Macaco, cujas águas vão diretamente par ao Rio Acaraú.

A sangria do Araras está com uma lâmina de 1,46 centímetros. “Ainda não detectamos ponto de inflexão da curva“ , disse Leite, ressaltando, entretanto, que já está havendo uma redução das águas nas sub-bacias dos rios Jaíbaras, Groairas e Jucurutu, que também desaguam no rio que corta a cidade de Sobral.A Defesa Civil do Município ainda não atualizou os dados sobre a situação do número de pessoas atingidas, o que deverá se feito hoje pela manhã.

Até o final do dia, o número de desabrigados tinha subido de 126 para 164.Ontem à noite, populares ajudavam as famílias a retirarem móveis e utensílios domésticos de casas localizadas na área ribeirinha e com riscos de serem alagadas.

Chaval - As cheias do Rio Ubatuba, no município de Chaval, também causaram estragos e prejuízos, principalmente nas localidades de Retiro e Carneiro, na divisa com o Piauí. Em Retiro, aproximadamente 20 casas ficaram submersas, cerca de 70% do povoado está debaixo d’água. Por isso, várias pessoas estão alojadas em uma escola, que fica numa parte alta da região atingida.Em Aracatiaçu, a sangria do açude aumentou, subindo em 18 o número de famílias desalojadas, que chegou a 86.A situação de inundações e prejuízos é semelhante em pelo menos seis municípios dessa região.

No município de Cariré, de acordo com o capitão Moraes, do Corpo de Bombeiros de Sobral, várias pessoas tiveram que subir no topo das árvores para fugir da enchente, que tomou conta da localidade de Retiro, zona rural.Em Bela Cruz, o quadro permanecia inalterado ontem, quando a Defesa Civil do Estado já contabilizava mais de 750 pessoas desalojada.

Fonte: DN
Foto: Wellington Macedo

Pinto Martins em alerta contra a gripe suína

Aeroporto de Fortaleza é um dos cinco que estão sendo monitorados com atenção redobrada para evitar entrada da doençaA gripe suína ainda não deu sinais de presença no Brasil, mas o Ministério da Saúde está alertando aeroportos, desde sábado, a tomarem providências para evitar a entrada do vírus da influenza suína no Brasil.

O Aeroporto Internacional Pinto Martins é um dos cinco, no País, que merecem atenção redobrada, já que recebe vôos diretos vindos da Europa e Estados Unidos.A expectativa é que hoje a fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no aeroporto local adote as recomendações repassadas pelo Ministério da Saúde. Até porque, no local, trabalhadores, viajantes e fortalezenses já se mostram preocupados com o risco de contaminação.Atenção redobradaNo último sábado, o Ministério da Saúde lançou nota oficial antecipando como devem ser os procedimentos nos aeroportos monitorados.

No País, o alerta deve ser redobrado, além de Fortaleza, em Manaus, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, capitais que recebem vôos do México, Europa e Estados Unidos.De acordo com a fiscal da Anvisa Márcia Leal, que ontem estava de plantão no posto da Agência localizado no Pinto Martins, só hoje a equipe deve saber os detalhes de como proceder.

Isso porque, como informou a fiscal, a titular da Coordenação de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados no Ceará (CVSPAF) da Anvisa local, Analice Carvalho Costa, até ontem se encontrava em Brasília para tratar do assunto. Somente hoje deve se reunir com os fiscais para repassar as informações dadas pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa.Como ontem não houve desembarque de vôos internacionais, Márcia Leal antecipou que não havia perigo. Hoje, sim, chegam vôos de Atlanta (Estados Unidos), pela manhã, e de Portugal (Europa), à noite. “Por enquanto os procedimentos são os normais.

A gente é informado quando tem algum passageiro com sintomas de anomalia e aciona o serviço médico da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) se for necessário”, explica.Feito isso, os outros passageiros são liberados e a equipe médica entra na aeronave pela porta traseira, conforme detalha Márcia Leal. Se for o caso, o paciente é atendido no posto médico do aeroporto. Mas, se precisar, a pessoa é encaminhada a um hospital da cidade. Inspeções em cargas e bagagens de aeroportos e portos também são recomendadas em situações como essa.

Monitoramento
Desde a última sexta-feira autoridades sanitárias brasileiras se mobilizam para agir contra a influenza suína no Brasil. No último dia 24, foi deflagrada ação de prevenção em todo o País, depois da confirmação de surto da doença no México, onde as pessoas já usam máscaras hospitalares nas ruas. Lá a doença matou, até ontem, 20 pessoas e cerca de 70% dos bares e restaurantes da capital foram fechados. Também já foram detectados casos em Nova York, Estados Unidos.Aqui, o Ministério da Saúde acionou o Gabinete Permanente de Emergência, formado por representantes da pasta, da Anvisa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Em nota oficial, o Ministério da Saúde informa que o grupo se reunirá diariamente em Brasília para acompanhar a evolução da doença. Por enquanto, o órgão avisa que não há vacina que ofereça proteção contra o vírus da gripe suína.Diante da situação, o monitoramento dos passageiros vindos do México e dos Estados Unidos foi intensificado.

Além disso, a tripulação das aeronaves deve orientar os passageiros, ainda no vôo, sobre os sintomas da gripe suína.Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o surto de gripe suína é “muito grave” e pode virar pandemia, quando a doença é generalizada e atinge vários continentes. Nos Estados Unidos, 19 casos foram confirmados, sendo oito estudantes de uma escola em Nova York. Há suspeitas de que viajantes de Israel, França, Espanha e Nova Zelândia possam ter se contaminado. O alerta de saúde foi decretado também na Argentina, país vizinho.

CUIDADOS
Passageiros com sintomas suspeitos devem ser monitoradosPassageiros provenientes dos Estados Unidos ou do México, que apresentarem os sintomas da gripe suína, como febre, dores musculares, cansaço, tosse, diarréia e vômitos, devem ser monitorados. “Se for confirmado laboratorialmente que houve contaminação pelo vírus H1N1, a pessoa terá de ser isolada para tratamento”, afirmou o diretor do Hospital São José, Anastácio Queiroz.

Segundo ele, o vírus da gripe suína identificado nos casos do México e dos Estados Unidos é contagioso e raro, transmitindo-se diretamente do porco para o homem ou para as aves e, destas, para as pessoas, que o propagam a outras. “Infelizmente a vacina de gripe comum não protege totalmente, porém pode ajudar”, declara.

Apesar do risco de contaminação entre seres humanos, o diretor do Hospital São José admite que não é preciso isolar todos os passageiros que estiverem espirrando ou tossindo durante os vôos que partiram dos Estados Unidos com destino a Fortaleza. Ele recomenda a medida de isolamento apenas aqueles que apresentarem “forte suspeita” e, somente após confirmação laboratorial.

O médico infectologista revela ainda que até hoje não foi detectado nenhum caso de gripe suína no Ceará. No entanto, se o surto mexicano e note-americano virar uma pandemia mundial, como teme a Organização Mundial de Saúdem o médico disse que os hospitais cearenses precisam ter leitos específicos, em uma ala isolada, para esses pacientes que necessitarem de tratamento. Ele defende que sejam acompanhados todos os casos que venham a ocorrer no Brasil.Como a contaminação se dá de pessoa para pessoa, o médico infectologista não desaconselha o consumo de carne suína ou seus derivados, uma vez que, até o momento, não foi registrado nenhuma transmissão da doença por esse motivo.

ORIENTAÇÕES
Ministério da Saúde faz alerta sobre prevenção em nota oficialDiante da preocupação de a gripe suína chegar ao Brasil através dos vôos internacionais, o Ministério da Saúde lançou, no último sábado, uma nota oficial para alertar como devem ser os procedimentos para evitar que a doença faça vítimas no País. São 12 pontos que devem ser seguidos a risca.As orientações são baseadas nos casos de influenza suína em humanos no México e nos Estados Unidos.

De acordo com a nota, o Gabinete Permanente de Emergência foi acionado e é formado por representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).A recomendação é que o grupo se reuna diariamente, em Brasília, a fim de acompanhar “a evolução epidemiológica da situação e indicar as medidas adequadas ao País”. Alerta que não indicação do uso da vacina contra influenza.

SAIBA MAIS
O que é gripe suína?A gripe suína é uma doença infecciosa aguda respiratória, causada pelo vírus H1N1. Sua combinação tem características das gripes suína, aviária e humana. Este tipo de vírus com formato de mutação nunca foi visto até nos casos no México. A incidência da gripe suína é maior no outono, inverno e início da primaveraQuais os sintomas?Os sintomas da gripe suína são muito parecidos com a gripe comum com febre, dores musculares, cansaço, tosse, diarréia e vômitosComo prevenir?Ainda não há vacinas para humanos. Contudo, a vacina de gripe comum pode ajudar na prevenção de um outro vírus suíno o H3N2, porém não tem imunização contra o H1N1.


Fontes: DepartamentoMedico.com
Diário do Nordeste

Garota de 14 anos é suspeita de forjar o próprio sequestro no interior de SP

Uma adolescente de 14 anos é suspeita de forjar o próprio sequestro em Várzea Paulista, a 54 quilômetros de São Paulo. Segundo a polícia, ela planejou a ação junto com dois amigos.

De acordo com o pai da adolescente, ela desapareceu no dia 17 deste mês, e na manhã da quinta-feira (23) ele recebeu um telefonema com um pedido de resgate no valor de R$ 8 mil. As ligações, segundo o pai, eram em tom de ameaça. O esquema foi descoberto na sexta-feira (24). A polícia de Várzea Paulista estava investigando o caso e, com a ajuda de policiais de Campinas, começou a monitorar um dos envolvidos. Eles marcaram um encontro na estação ferroviária de Campo Limpo Paulista, a 53 quilômetros de São Paulo, para o pagamento do resgate, mas quando perceberam a presença dos policiais, tentaram fugir.

Um jovem de 18 anos foi preso e vai responder por extorsão e corrupção de menor. Outro adolescente de 17 anos está à disposição da Justiça. A garota voltou para casa.
Em São José do Rio Preto, a 438 quilômetros de São Paulo, o sobrinho de uma mulher de 58 anos - que estava sequestrada há 12 dias - foi preso e é suspeito de planejar a ação. Além dele, outros dois homens foram detidos. A mulher de 58 anos é mãe de um empresário do ramo da construção civil e foi libertada no domingo (26). Os sequestradores haviam simulado uma entrega de flores na casa da vítima para rendê-la.

A polícia conseguiu prender um dos suspeitos no pagamento do resgate. Outro foi preso no local do cativeiro e o terceiro, sobrinho da vítima, que havia levado um tiro e conseguido fugir, foi detido num pronto-socorro a 75 quilômetros de São José do Rio Preto.

Apesar da crise, consumo deve crescer no Brasil, mostra pesquisa

Crise, desemprego, falta de investimento privado, excesso de endividamento, aumento da inadimplência. Esse cenário não será suficiente para derrubar o consumo dos brasileiros ao longo deste ano. É o que constata o instituto de pesquisas Target Marketing, segundo dados do IPC-Target do Brasil em Foco 2009.

De acordo com o estudo da Target, o consumo dos brasileiros chegará a R$ 1,863 trilhão este ano. O aumento de 1,6% será pequeno em relação a 2008, mas não deixa de ser uma boa notícia diante de um cenário econômico tão incomum como o que se viu nos últimos seis meses. As despesas das famílias, aponta a pesquisa, crescerá mais do que o Produto Interno Bruto (PIB), que segundo o Banco Central (BC) tem previsão de aumento de 1,2% em 2009.

Mulher tem bebê dentro de estação de trem em SP

Uma mulher grávida de 28 anos - que esperava ter a filha só daqui a duas semanas - foi surpreendida pelas dores do parto quando ia pegar o trem, na capital, e acabou dando à luz na estação Ceasa, na Zona Oeste da capital paulista, na tarde do domingo (26).

Uma faxineira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) viu que a passageira grávida estava passando mal e chamou os seguranças, que perceberam que ela estava entrando em trabalho de parto e a ambulância poderia não chegar a tempo. Eles decidiram levar a mulher para uma sala e fazer o parto na própria estação. A mulher deu a luz a uma menina, que ganhou o nome de Ingrid e saiu da estação no colo da mãe, direto para o hospital. Mãe e filha passam bem.
Fonte: G1

domingo, 26 de abril de 2009

Site oficial de Rubens Barrichello é invadido por 'hackers' após corrida

Após o GP do Bahrein, onde chegou na quinta posição, o site de Rubens Barrichello foi invadido por hackers, que retiraram sua página inicial do ar. Em seu lugar, eles colocaram uma charge (ao lado) pejorativa, que retrata o piloto como uma tartaruga, relembrando seus tempos de Ferrari.

O brasileiro não vive uma boa fase na temporada. Correndo pela Brawn GP, a sensação nas quatro primeiras provas do ano, ele foi sistematicamente superado por Jenson Button, seu companheiro de equipe. O inglês, com três vitórias, é o líder do campeonato. Barrichello está 12 pontos atrás, sem nenhum triunfo em 2009.

Alguns torcedores estão insatisfeitos com o desempenho do brasileiro, o que pode ter causado o lamentável ato de vandalismo digital. A versão original do site oficial de Rubens Barrichello - http://www.barrichello.com.br/ - já foi restaurado.