quarta-feira, 29 de abril de 2009

Ceará tem o 1º caso suspeito de gripe suína

Foto: Tuno Vieira
Direção do hospital dará informações mais concretas hoje sobre a paciente que está no isolamento




A gripe suína pode ter chegado ao Ceará. Ontem, foi internada em um hospital da rede privada de Fortaleza uma mulher com suspeita de estar com a doença. O hospital não divulgou nome, idade, profissão e nem procedência da paciente. Contudo, confirmou que a doente foi levada para o isolamento e que hoje a direção e o infectologista daquela unidade hospitalar concederão entrevista para a imprensa, quando, possivelmente, serão repassadas informações mais concretas sobre o caso.

Embora não tenha recebido autorização para entrar no hospital, ontem à noite, a reportagem do Diário do Nordeste pôde constatar que até mesmo o recepcionista e a telefonista da unidade usavam máscara. As poucas informações recebidas pela equipe de repórteres foram dadas pelo próprio recepcionista, após em contato telefônico mantido com a direção do hospital.“Os diretores não irão se pronunciar hoje, pois não há confirmação da doença”, disse o funcionário, ressaltando que o caso está sendo avaliado com muito cuidado.

Sobre o uso das máscaras, admitiu, de princípio, que era uma precaução contra a gripe suína. Depois do contato telefônico com a direção arrancou a máscara do próprio rosto na frente da reportagem e tentou justificar seu uso “devido ao surto de viroses que estamos tendo na cidade”. Por outro lado, outros pacientes entravam e saíam do hospital sem uso de máscara e sem demonstrar qualquer indício de que haviam tomado conhecimento da internação de uma mulher com suspeita de gripe suína.

"Especulação" Por sua vez, o secretário da Saúde do Estado, João Ananias, foi categórico ao afirmar que não iria se pronunciar sobre o assunto. O secretário — que se encontrava ontem em Brasília, onde foi manter contato com o Ministério da Saúde — classificou o assunto de “especulação”.Já o diretor geral do Hospital São José e ex-secretário de Saúde do Estado, Anastácio Queiroz, afirmou não ter fundamento qualquer informação relativa á internação de pacientes com gripe suína no São José. Contudo, Anastácio Queiroz confirmou a ocorrência de um caso suspeito no referido hospital da rede privada. Para ele, porém, é preciso cautela.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário