Índice de produção do grão ultrapassa a média brasileira e traz investidores ao estado
Roraima vem se destacando no cenário nacional como um dos maiores pólos de produção de soja no país. O estado é responsável pela produção de 65 sacas por hectare do produto, superando a média nacional que varia de 50 e 55 sacas por hectare, aponta dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Esse números se referem a comercialização da soja convencional.
A produção de soja transgênica, comercializada em alguns estados do país, faria os números aumentarem para 75 sacas por hectare, cerca de vinte vezes mais que a média nacional. Segundo a Embrapa, a alta da produção da soja no estado se deve, em especial, a fatores climáticos, como a luminosidade e a grande quantidade de chuvas na região. Toda soja plantada na região é produzida em campos gerais, áreas de plantio que não causam impactos ambientais.
Atualmente a Embrapa patrocina o estudo com mais de cem variedades de tipos de soja com o objetivo aprimorar o grão para plantio no estado. A empresa desenvolve espécies mais resistentes à ferrugem, cistos e hematóide. No estudo, feito em terras no entorno da capital Boa Vista, constam experiências com soja convencional e transgênica. A estimativa dos técnicos responsáveis pelo estudo é com a pesquisa em Roraima chegue a produzir até 85 sacas por hectare.
Esses números têm atraído produtores de diversas partes do país. Com a Regularização Fundiária em Roraima, que viabilizou a agricultores a posse sob terras antes pertencentes a União, produtores do Sul e do Centro-Oeste têm investido maciçamente em plantio na região, especialmente no período entressafra de seus estados.
Fonte: Assessoria Roraima
Nenhum comentário:
Postar um comentário