terça-feira, 17 de março de 2009

Economia: Lula admite mudança na poupança

Decisão sobre rendimento sairá de reunião com a equipe econômica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir com a equipe econômica para discutir mudanças no cálculo do rendimento da caderneta de poupança. “Eu tenho que voltar para o Brasil, fazer uma reunião com a equipe econômica, para ver como fica a caderneta”, declarou, antes de deixar Nova Iorque e voltar a Brasília.

Os bancos estão muito preocupados com a remuneração da poupança. Depois do corte da taxa básica de juros (Selic) na semana passada, o rendimento da caderneta ficou mais atraente do que os dos títulos públicos, o que deve provocar fuga dos fundos de investimento (FIFs). E a tendência da Selic é de queda ainda maior. O problema é que o dinheiro da caderneta é ‘carimbado — os bancos têm que destinar uma boa parte ao financiamento imobiliário. O mesmo não acontece com os fundos.

Lula tentou demonstrar tranquilidade. “Nós já mexemos na poupança dois anos atrás, quando descobrirmos que gente que tinha muito dinheiro queria investir na poupança. Mexemos para garantir a poupança apenas para os pequenos poupadores”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário