sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Novo Palio muda e fica esportivo ao completar 15 anos

Divulgação

Mesmo ainda adolescente, o debutante Palio dá sinais de maturidade com mudanças significativas, interior moderno e design que segue linha do Punto e Bravo. São três motorizações em seis versões

Aos 15 anos de idade, o Palio já vendeu no Brasil 2,5 millhões de unidades desde seu lançamento, em 1996. A Fiat reuniu a imprensa automotiva em Belo Horizonte para mostra em detalhes a novíssima geração do carro.

São seis versões, todas quatro portas e em três motorizações: 1.0 litros, 1.4 litros e 1.6 litros, 16 válvulas, flex. Carro já estará nas concessionárias até o final da próxima semana. O Palio Fire continuará sendo vendido, mantendo estratégia que está dando certo.

O consumidor terá duas versões Attractive, 1.0 litros e 1.4 litros, duas Essence (1.6 manual e 1.6 câmbio Dualogic) e duas Sporting (Manual e Câmbio Dualogic). Anote os preços: R$ 30.990 (1.0 litros); R$ 34.290 (1.4 litros), R$ 37.990 (1.6 litros)/R$ 40.490 (Dualogic), r$ 39.990 (Sporting manual) e R$ 42.490 (Sporting Dualogic).

Basta olhar as fotos e verificar: o novo Palio está mais bem resolvido que sua geração anterior, cuja traseira não era tão harmônica. Mesmo não sendo uma revolução completa, como o Novo Uno, a jovialidade e renovação estão evidentes.

Conheça a nova geração do Palio lançada pela Fiat



A dianteira tem linhas arredondadas, com faróis de dupla parábola em formato de gota.

O carro cresceu na largura, altura, comprimento e entre-eixos. O resultado: maior espaço interno para os ocupantes.

Teste

Com muitas ladeiras, Belo Horizonte é a cidade ideal para conferir os atributos de um veículo nas subidas e descidas. Testamos os três motores que equipam o Novo Palio.

Primeiro o 1.0 litros, abastecido com etanol. A impressão ao entrar no carro foi boa. Posição de dirigir é excelente. Volante tem fácil empunhadura. Espaço interno para cinco pessoas. Acabamento é razoável, com muito plástico.

O câmbio tem bom engate. Quanto ao motor...

Os carros 1.0 litros em subidas simplesmente não têm desempenho quando exigidos. Com 3 ocupantes no carro, sem bagagem no porta-malas, mesmo assim nas subidas de BH o Palio 1.0 litros sofreu. O motorista acostumado com motores mais espertos vai ficar frustrado. No cotidiano da cidade, caso seja plana, como é o caso de Fortaleza, o Palio não vai decepcionar.

Com o 1.4 litros isso muda. A relação câmbio motor é ótima, bem como peso/potência. É a versão que recomendo. Dirigi por 30 km na área urbana de BH e o Palio cumpriu bem sua missão.

Por fim foi a vez de pegar o Sporting. Bonito por fora e por dentro, sua tocada esportiva empolga, bem como o motor 1.6 litros.

A versão que testei tinha o câmbio Dualogic. Confesso que não sou lá muito fã dos automatizados. Mas no Palio Sporting ele se encaixou bem, ainda mais quando se coloca no botão S, de Sport.

Em resumo: com as novidades, o Palio deve se manter entre os três carros mais vendidos do País, com louvor.

Ficha técnica

Motor: 1.0 l/1.4 l/ 1.6 litros
Potência: 75cv/88cv/117 cv
Câmbio: Manual ou Dualogic, cinco velocidades
Consumo: 13,6 km/l; 13,1 km/l; 12,1 km/l (Urbano);
Versões: Attractive, Essence e Sporting
Porta-malas: 290 litros
Tanque: 48 litros
Fabricação: Betim (Minas Gerais)

Fonte: Fiat

Preços e detalhes

Atractive: R$ 30.990 (1.0 litros)/R$ 34.290 (1.4 litros); itens de série: limpador e lavador traseiro, direção hidráulica, computador de bordo, comando interno para abrir o porta-malas, e retrovisores, maçanetas e para-choques na cor do automóvel

Essence: R$ 37.990 (1.6 litros)/R$ 40.490 (Dualogic),

Sporting: R$ 39.990 (câmbio manual; 1.6 litros) e R$ 42.490 (câmbio Dualogic; 1.6 litros)

Investimento: R$ 1 bilhão

ANDRÉ MARINHO
EDITOR
*O editor viajou a Belo Horizonte (MG) a convite da Fiat


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