quarta-feira, 27 de julho de 2011

ESTRADA INVESTE EM PROGRAMAS PARA FORMAÇÃO E DESENOLVIMENTO DE TALENTOS

Ação da empresa está dividida em dois projetos: o Pravoce (Programa de Avaliação Vocacional Estrada) e as Oficinas de Competências

Especializada no segmento de transporte rodoviário de cargas voltadas ao comércio exterior, a Estrada está aumentando os investimentos na formação e desenvolvimento de talentos. A estratégia está dividida em dois programas: o Pravoce (Programa de Avaliação Vocacional Estrada) e as Oficinas de Competências.

O Pravoce foi elaborado para criar condições que favoreçam o amadurecimento do jovem no que se refere à escolha profissional, de forma a ampliar os conhecimentos sobre a diversidade de profissões, como também as alternativas de ação que auxiliem na resolução de conflitos vivenciados neste período.

O programa é voltado para os próprios colaboradores da Estrada e seus dependentes, em uma faixa etária entre 14 e 24 anos, que tenham como escolaridade mínima o 9º ano do ensino fundamental. A ação é coordenada pela área de Gestão de Talentos da empresa com a orientação de psicólogos que atuam no setor.

Iniciado em junho, o Pravoce já atendeu 17 pessoas na unidade da Estrada em Santos. “Verificamos que os participantes realmente realizaram uma reflexão sobre a multiplicidade de aspectos envolvidos na escolha profissional e puderam descobrir ainda mais seus valores individuais e sociais, que são fatores relevantes na escolha de uma profissão. Além disso, amadureceram no aspecto da escolha profissional, pois durante as orientações nós explicamos as diversidades de algumas profissões”, afirmou Ronaldo Meira, presidente executivo da Estrada Transportes.

As próximas turmas do Pravoce serão formadas na unidade de Campinas em agosto.

Competências – O outro projeto da Estrada para desenvolver os seus talentos são as “Oficinas de Competências”. As atividades, implantadas em janeiro, abordam temas como Relacionamento com o Cliente, Conhecimento e Administração dos Processos, Comprometimento para a Qualidade do Negócio, Capacidade de Realização e Foco no Resultado.

“Cada oficina é dividida em aproximadamente 27 turmas, porque nosso objetivo é que todos os nossos colaboradores sejam treinados sobre todos os tipos de oficinas. Temos observado que os colaboradores estão falando a mesma linguagem e entendendo mais os processos da empresa. Com isso a sinergia das equipes melhorou consideravelmente”, destaca Meira.

As oficinas são divididas em módulos com três horas de duração cada. As aulas reúnem cerca de 40 pessoas, que recebem um material didático sobre os temas. “Tudo é pautado de acordo com os objetivos estratégicos da empresa. Por exemplo, o tema relacionamento com o cliente é abordado de acordo com o negócio e as necessidades da Estrada. Os módulos são ministrados por multiplicadores internos, que foram escolhidos pela de acordo com o perfil de cada um para ministrar determinada competência”, explica o presidente executivo.

Sobre a Estrada
A Estrada atua no transporte rodoviário de cargas especializadas em comércio exterior desde 1982, no início era apenas uma pequena empresa que ficava situada nas proximidades portuárias de Santos / SP. Hoje expandiu seu mix de serviços para transporte rodoviário de cargas em contêineres ou fracionadas de diversos segmentos da indústria como: químicos, automotivos, eletroeletrônicos e farmacêuticos, oriundas dos portos e aeroportos. Atua também no mercado interno com cargas sensíveis e excedente. Oferece também aos seus clientes serviços como redex, armazenagem, terminal, elabora projetos logísticos especiais e conta com mais de 600 colaboradores diretos e indiretos altamente capacitados. Mais informações no site www.estrada.com.br.

Cássia Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário