O carnaval de 2009 é especial para o Festival Jazz & Blues. Pelo décimo ano seguido a boa música universal pega a estrada, sobre as curvas do Maciço de Baturité e aporta em Guaramiranga, no Ceará, eleita em 2008 a segunda cidade mais romântica do País. Em plena mata atlântica, banhada de cachoeiras e colorida com a rica variedade da flora, a pequena cidade de menos de 6 mil habitantes é cenário, desde 2000, do Festival Jazz & Blues. É lá que músicos de diversos lugares do Brasil e do mundo se encontram, fazendo da cidade montanhosa um verdadeiro palco a céu aberto.
O público também participa de maneira efetiva do Festival. Independente da riqueza cultural dos ritmos tradicionais do carnaval em todo o país, cearenses e visitantes de todas as idades optam pelo refúgio momino no clima agradável da serra, apreciando melodias, harmonias e improvisos de virtuoses no jazz e no blues.
Depois dos quatro dias no Maciço, o Festival desce a Fortaleza na quarta-feira de cinzas para, de quinta a sábado, levar aos palcos parte das atrações que estiveram na serra. Durante o dia, alguns dos importantes instrumentistas convidados passam um pouco de suas experiências e técnicas de instrumento para músicos profissionais e amadores em workshops gratuitos.
Em 2009, o Festival Jazz & Blues chega à décima edição, seguindo com a idéia pioneira e ousada de oferecer ao público espetáculos de jazz, blues, ritmos afins e a boa música instrumental durante o carnaval e distante dos grandes centros urbanos. Tudo isso garantiu ao Jazz & Blues um lugar cativo no calendário cultural brasileiro, conquistando credibilidade e um público fiel do Ceará e de vários cantos do País.
Foto: Chico Gadelha
Show Hamilton de Holanda.
Fonte:site Festival Jazz & Blues
Nenhum comentário:
Postar um comentário