Na última sexta-feira, dia 1º de maio, muitas pessoas aproveitaram o feriado do Dia do Trabalho para descansar da rotina profissional. Outros tantos, porém, não tiveram nada o que comemorar: o desemprego atual é o mais alto desde 2007, de acordo com a Pesquisa Mensal de Empregos realizada recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A pesquisa revelou que o desemprego subiu 9% no mês de março e que o total da população desocupada somou 2,1 milhões de pessoas no mês - 141 mil a mais que em fevereiro (alta de 7,3%), e 130 mil a mais que em março do ano passado (aumento de 6,7%). Os dados foram coletados em seis regiões metropolitanas (São Paulo, Rio, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre).
O resultado nos mostra, portanto, que a crise financeira ainda está viva e segue atormentando inúmeros brasileiros. No entanto, enquanto esperamos por providências do governo, temos, nós mesmos, de procurar por outras saídas.
Não cansamos de anunciar que a área pública é a grande válvula de escape para os que desejam sobreviver ao fantasma do desemprego. Prova disso é que, a cada edição, apresentamos centenas (muitas vezes milhares) de novidades tanto sobre novos editais quanto sobre concursos previstos.
E esta edição é mais uma amostra de que, no funcionalismo público, por enquanto não existe crise: além de milhares de vagas com inscrições abertas, poderá conferir um resumo com os concursos previstos.
Fonte: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário